terça-feira, 23 de setembro de 2008

Comunicado da JS: Casamento entre Pessoas do mesmo sexo


Perante o agendamento de dois projectos de lei introduzindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a Juventude Socialista vem reafirmar que é, absolutamente, a favor da sua consagração, posição política claramente aprovada nos XV e XVI Congressos Nacionais, nas Moções Globais de Estratégia. A posição do Partido Socialista referente a esta matéria já era conhecida. Foi referido, em várias declarações públicas dos principais dirigentes do PS que esta proposta não constava do Programa eleitoral para a presente legislatura, e que seria considerada para 2009.O Bloco de Esquerda e o Partido Ecologista “os Verdes” entenderam, ainda assim, agendar os seus Projectos-Lei, sabendo da posição pública do PS e sem qualquer garantia de verem as suas propostas aprovadas.A Direcção do Grupo Parlamentar do PS anunciou que era sua intenção propor ao Grupo Parlamentar Socialista o voto contra ambos os Projectos-Lei agendados, alegando que este não é o momento apropriado para os considerar. No entender da Juventude Socialista ninguém sai bem deste processo.
A Juventude Socialista discorda, com veemência, da forma como o Bloco de Esquerda e o Partido Ecologista “os Verdes” apresentaram os seus Projectos-Lei, totalmente desinteressados do sucesso das suas iniciativas. Mais concretamente, desinteressados da possibilidade de aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Pareceram-nos apenas satisfeitos em destratar o PS. Entendemos que este comportamento, se bem que assente no exercício de um direito legítimo ao agendamento do diploma, prejudica os entendimentos indispensáveis para que esta proposta seja uma realidade em Portugal. Discordamos, igualmente, da posição do Partido Socialista em votar contra os projectos-lei apresentados. No nosso entender, o facto desta proposta não estar inscrita no Programa do PS de 2005 de forma alguma justifica um voto contra. Perante este contexto entendemos não haver condições para o agendamento do Projecto-Lei da JS, que permite o Casamento entre Pessoas do mesmo sexo, apesar de desejarmos tê-lo apresentado.Esta era a oportunidade para que o Partido Socialista aprovasse a nossa proposta, pois entendemos que se trata de um questão fundamental de igualdade no acesso aos direitos fundamentais e de um combate a uma discriminação que persiste em se manter na lei.
Queremos, igualmente, aproveitar este momento para reafirmar o nosso compromisso firme com a proposta de casamento civil para casais do mesmo sexo e afirmar que rejeitamos, em absoluto, medidas compromissórias e insuficientes como a consagração de qualquer forma de união civil registada, verdadeiros guetos jurídicos, que mantêm em vigor precisamente o que pretendemos combater, ou seja, a discriminação dos casais de pessoas do mesmo sexo.Não podemos consagrar os mesmos direitos e dar-lhes um outro nome. É discriminatório. É humilhante. Preferimos esperar para que o casamento entre pessoas do mesmo sexo seja uma realidade, do que aceitar esta medida discriminatória. Para nós o casamento civil não pode discriminar ninguém em função da sua etnia, opção religiosa, opção política ou orientação sexual.Esperamos, sinceramente, que todos tirem as devidas conclusões deste processo, Bloco de Esquerda, Partido Ecologista “os Verdes” e Partido Socialista, de modo a que estas divisões não se repitam de futuro. Apelamos a todos os que defendem a igualdade e, concretamente, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, que actuem em cooperação e não em competição. Será esse o nosso comportamento.Continuaremos empenhados nesta bandeira de igualdade tendo consciência da nossa responsabilidade.
A JS continua determinada e empenhada para que o Partido Socialista assuma, sem receios, nem bloqueios, o casamento entre pessoas do mesmo sexo no seu Programa Eleitoral para as Legislativas de 2009. A omissão não é mais alternativa. A JS sabe, hoje, que conta com muitos mais aliados.
Juventude Socialista

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

JS Queluz no Comicio em Guimarães

O comicio do PS em Guimarães com a presença de 19 mil pessoas foi o inicio de uma mudança que os Socialistas pretendem, em particular o nosso Secretário-Geral e Primeiro Ministro José Sócrates. Com um discurso de criticas para a esquerda e para a direita e com a apresentação de um rumo para Portugal, Sócrates demonstrou estar seguro de si e dando sinais para todos os portugueses que podem estar tranquilos e apostar num PS de mudança, de inovação, de ideias, de projecção futura.
A JS Queluz marcou presença desde comicio com dois jovens viajando num autocarro com camaradas da secção do PS. Foi sem dúvida um dia bem passado com um bom comicio e um convivio bem engraçado. Esperemos ter mais jovens a integrar estas iniciativas!!! Será esse o nosso objectivo.
Saudações Socialistas,
Pedro Brás
Coordenador da JS Queluz

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Comicio Nacional - PS em Guimarães

No próximo dia 20 de Setembro, pelas 15h30, vai realizar-se no Pavilhão Multiusos em Guimarães, um comício nacional do Partido Socialista, que se insere num vasto leque de iniciativas, que marcam o reinício das actividades politico-partidárias.
Face ao contexto económico e social que o país atravessa, é necessário que haja uma permanente estabilidade política e governamental que só o Partido Socialista pode assegurar, mantendo o rumo determinado do seu programa de reformas para a modernização de Portugal.O contributo e participação dos militantes é importante e, por isso, gostaríamos de contar com a tua presença, no comício que contará com a presença do Secretário-geral do PS, José Sócrates.
Para assegurar a sua participação neste importante encontro , deves contactar a tua secção.
Haverá três autocarros, para transportar os militantes do concelho de Sintra, com saída dos seguintes locais:
- Agualva-Cacém – Avenida dos Bons Amigos;
- Queluz - Junto aos 4 caminhos;
- Sintra - junto ao edifício do Urbanismo da C.M.S.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Partido Socialista assinala início de ano político com quatro eventos

Caras e Caros Camaradas,

O Partido Socialista abre o início do novo ano político com quatro eventos, em Setembro, incluindo a realização de um comício. Como áreas prioritárias para a próxima sessão legislativa o PS definiu a educação e as políticas sociais. A 8 de Setembro, o Partido Socialista apresenta, em Lisboa, o grupo de reflexão "Respublica", que resulta da fusão de duas fundações antigas do Partido Socialista – a Fundação Antero de Quental e a Fundação José Fontana. O "Respublica" tem como objectivo pensar a componente das ideias políticas e solidificar o pensamento de esquerda.

No dia 13 de Setembro, realiza-se uma sessão do Fórum Novas Fronteiras sobre "Educação", em Lisboa. No dia 27 tem lugar uma sessão no Porto sobre "Políticas Sociais" e a 20 de Setembro realiza-se um comício no distrito de Braga, na cidade de Guimarães.

Estes eventos contam com a presença do secretário-geral do Partido Socialista e primeiro-ministro, José Sócrates.

Alteração na Circulação na Linha Sintra

A CP informa que por motivo de obras de quadruplicação da Linha de Sintra, vamos proceder a alterações à circulação, entre Monte Abraão e Meleças, aos dias úteis, entre 8 de Setembro e 24 de Outubro, da seguinte forma:

1. Sentido: Lisboa - Monte Abraão - Meleças

Os comboios às 21:55, 22:25 e 22:55 (de Roma-Areeiro) terminam em Monte Abraão.

Os clientes destinados às estações entre Monte Abraão e Sintra devem fazer transbordo em Monte Abraão.

Os clientes que se destinem a Meleças, terão um serviço de autocarros entre Cacém e Meleças.

2 . Sentido: Meleças - Cacém - Lisboa

Os comboios às 22h39 e 23h09 (de Meleças) serão suprimidos entre Meleças e Monte Abraão.

Existirá transbordo rodoviário entre Meleças e Cacém (O autocarro das 23h09 de Meleças apenas assegura ligação ao comboio com destino ao Rossio).

Os clientes que se destinem às estações no sentido de Sete Rios, Entrecampos e Roma-Areeiro, deverão fazer transbordo em Monte Abraão.

JS Queluz- uma nova etapa

Caras e Caros Camaradas,

As férias chegaram ao fim, as baterias estão recarregadas para um ciclo de intenso combate politico que será 2009. É sem dúvida um ano de viragem para Portugal.
Temos eleições europeias, legislativas, autárquicas, mas também teremos eleições internas em estruturas da JS e do PS. Será um ano de enorme importância onde o PS,como a melhor força politica, actual e sempre, e estamos empenhados em corresponder e satisfazer das expectativas de todos os Portugueses, incluindo os jovens que tem estado longe da politica e dos problemas do País.
Nós, jovens socialistas, estaremos nas campanhas a apoiar todos os nossos candidatos de norte a sul do interior ao litoral, e em particular na Cidade de Queluz.
Queremos ganhar Massamá, queremos manter Monte Abraão e Queluz. Sabemos que temos pessoas com provas dadas, de que connosco a cidade de Queluz será bem melhor.
A população da Cidade de Queluz sabe que ganha com o PS. Teremos preocupações sociais, preocupações com os jovens,e nós sabemos que seremos inovadores no nosso combate e no nosso trabalho.
Estamos preparados para 2009!!!
Viva o PS!!!! Viva a JS!!!

Rentrée Politica da JS Concelhia de Sintra

Car@ Camarada,Chegou Setembro e estamos de regresso das nossas férias políticas.Espero que as férias tenham sido óptimas e tenhas aproveitado para descansar e desfrutar do sol e da praia.Com Setembro, inicia-se uma nova fase da vida política, com muitos e novos desafios que queremos vencer.Tem sido para mim uma honra e um grande prazer estar à frente da JS Concelhia de Sintra e trabalhar com todos aqueles que se uniram em torno do projecto "Construir o Futuro" e que, com dedicação e entusiasmo, têm colocado todo o seu valor ao serviço da nossa organização e dos jovens Sintrenses.Assumimos contigo um compromisso e temos feito o nosso melhor para o cumprir. Organizámos a nossa estrutura, criámos novos veículos de comunicação e informação, promovemos o debate político em torno de questões determinantes para o presente e para o futuro, marcámos posição quanto às políticas de juventude no nosso Concelho, promovemos momentos de convívio e fomentámos a prática desportiva, aproximámos os núcleos da nossa Concelhia e temos hoje uma Comissão Política Concelhia organizada e participativa. Para além disto, reforçámos a nossa posição participando activamente na vida interna da nossa organização, nomeadamente, nos órgãos da FAUL e no Congresso Nacional da JS que no passado mês de Julho elegeu o camarada Duarte Cordeiro como novo Secretário-Geral da Juventude Socialista.No entanto, todos queremos mais e todos podemos fazer melhor!É por isso que te escrevo.Iniciamos agora uma nova fase no nosso mandato e estamos conscientes dos exigentes desafios que se avizinham.Queremos continuar o trabalho desenvolvido até aqui e que nos permite encarar o futuro com força e optimismo. Nos próximos meses, com uma Juventude Socialista renovada e determinada em encontrar soluções para os problemas dos jovens portugueses, vamos erguer novas bandeiras e 2009 será um ano determinante para o futuro do nosso Concelho, do nosso país e da Europa.Teremos eleições europeias, autárquicas e legislativas e a JS Concelhia de Sintra estará empenhada em ajudar o Partido Socialista a vencer, continuando a discutir as questões em torno da Europa e do seu modelo social, ajudando a conquistar uma nova maioria absoluta nas legislativas, e voltando a dar o melhor dos nossos jovens militantes para, ao lado da Concelhia do PS, lutarmos pela reconquista da Câmara Municipal de Sintra e pela vitória nas Juntas de Freguesia do nosso Concelho, e assim, pôr um ponto final no retrocesso sofrido nos últimos anos e voltar a colocar Sintra na senda do desenvolvimento e do progresso.São estes os nossos grandes desafios e estamos a contar com as tuas ideias e com a tua participação junto do teu núcleo e dos órgãos da Concelhia, para, unidos em torno destes objectivos comuns, alcançarmos os resultados que todos desejamos.
Contamos contigo… Juntos estamos a CONSTRUIR O FUTURO!
Cumprimentos Jovens Socialistas
O Coordenador
Daniel Almeida