sexta-feira, 31 de julho de 2009

Fernando Seara tem medo de debater com Ana Gomes

O Dr. Fernando Seara recusou um debate com Ana Gomes sobre Sintra, proposto pela TVI para a próxima semana. A 17 Julho o Dr. Fernando Seara disse à imprensa que apresentaria a sua recandidatura a Sintra dentro de semanas. Ainda nao o fez e a recusa de debater as necessidades do concelho de Sintra só confirma a inconcistência do rumo que temos há 8 anos com a Coligação Mais Sintra na Câmara de Sintra.

Sócrates na BlogConf com uma militante da JS Queluz




Sempre na vanguarda das novas tecnologias e da sua utilização na política, o deputado Jorge Seguro, em conjunto com Rui Grilo e o jornalista Paulo Querido, convidaram o Primeiro-Ministro e Secretário-Geral do Partido Socialista, José Sócrates, para um encontro com bloggers, ao estilo de uma conferência de imprensa. A blogconferência teve lugar na Segunda-feira dia 27 de Julho, pelas cinco horas e meia da tarde, na Cantina Lx Factory em Lisboa.


As questões para o Primeiro-Ministro sucederam-se, sempre num ambiente leve, informal, com algum humor à mistura e a maior descontracção possível, mesmo durante as intervenções dos bloggers ditos “de direita”. José Sócrates afirmou logo no início: “Dizem que os blogues falam mal de mim, e eu quis verificar isso e ter oportunidade de me defender.” Durante mais de quatro horas, os bloggers presentes intervieram com as suas questões. Mais do que uma conferência, a sessão tornou-se uma conversa, uma espécie de debate ponderado, com troca de ideias e de opiniões. Interrompido sucessivamente pelo pivô, preocupado com os seus discursos alongados, José Sócrates respondia prontamente: “Eu tenho tempo…”.


Estas iniciativas promovem a democratização da política. No final do encontro todos puderam afirmar que, efectivamente, uma sessão de esclarecimento como aquela blogconferência aproxima a política dos cidadãos e contribui para uma elucidação directa dos objectivos que, neste caso específico, o Partido Socialista enumera para a próxima legislatura, caso vença as eleições. Da economia ao ambiente, da cultura à ciência, das politiquices às medidas relevantes, José Sócrates mostrou-se disponível para responder às questões dos bloggers e conversar sobre políticas levadas a cabo e políticas a trabalhar nos próximos anos.


Mais do que uma possível acção de campanha, mais do que uma simples conferência de perguntas e respostas, a #BlogConf foi um encontro de José Sócrates com alguns dos bloggers portugueses que se mostram interessados pela política e pelo que se faz no país.


Escreveu-se, de novo, uma página na história, e a iniciativa, abraçada pela maioria como esclarecedora e frutífera, criou a expectativa de uma possível repetição.

terça-feira, 28 de julho de 2009

PS acusa Fernando Seara continua a hipotecar o futuro da Câmara de Sintra

Fernando Seara pediu a convocação de uma Assembleia Municipal Extraordinária para dia 22 de Julho, com o único propósito de fazer aprovar mais um empréstimo à banca, desta feita no valor de 9 milhões e 700 mil euros só para o pagamento de dívidas (pagar) a fornecedores. O futuro Municipal, a médio e longo prazo, está cada vez mais hipotecado.De facto, a Câmara Municipal de Sintra, que Fernando Seara recebeu, há oito anos, em boas condições financeiras – aliás, elogiadas pelo próprio publicamente – vai aumentar o seu passivo de médio e longo prazo, apenas para pagar compromissos correntes, resultantes de fornecimentos e serviços já prestados. Nove milhões e setecentos mil euros são uma folga financeira em o de eleições. Os fornecedores vão continuar à espera.Mais curioso, ou preocupante, é que nestes últimos oito anos, a Câmara teve muito mais dinheiro do que nos oito anos anteriores. Mais cerca de 250 milhões de euros. Bom, sem obra feita, sem novos equipamentos e infra-estruturas que o justifiquem, para onde foi tanto dinheiro dos munícipes? E ainda tem problemas de Tesouraria?A crise chegou a Sintra há oito anos. Trouxe com ela a má gestão dos dinheiros públicos, a estagnação no investimento, a falta de estratégia para o Concelho.
Talvez por isso, Sintra tenha caído de quinto lugar para o quadragésimo segundo, no ranking da qualidade de vida!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Jovens no Concelho de Sintra precisam de espaços de estudo

De acordo com o Jornal Cidade Viva, a CM Sintra vem afirmar que:
"Os dados fornecidos pelo Gabinete da Juventude, revelam que os espaços como a Casa da Juventude na Tapada das Mercês, os Espaços Jovens e de Internet de Fitares e Pêro Pinheiro e a Loja Ponto Já de Rio de Mouro são cada vez mais procurados."
A JS Queluz apenas pode concluir de que a CM Sintra não se tem preocupado com os jovens da cidade de Queluz. E porquê? Simples.
Na freguesia de Queluz, a CM Sintra, e o seu vereador Marco Almeida, não assinaram o protocolo que tinha sido preparado pelo vereador do PS para a abertura de um Espaço Jovem na Av. da República.
Na freguesia de Massamá, a degradação do edificio do Centro Lúdico é por demais evidente, sem que a CM Sintra assuma um papel interventivo na resolução de um caso que se arrasta há demasiado tempo, tendo como consequência, o prejuizo máximo dos jovens do Concelho.
Urge o momento de estes dois espaços destinados a jovens, serem realmente postos à disposição!!!

Blog da candidatura de Ramiro Ramos a Massamá

Queremos que te envolvas nesta candidatura de Ramiro Ramos a Massamá.

Segue o seu blog em http://massamaps2009.blogspot.com/.

Queremos que também transmitas as tuas preocupações e teus anseios para a freguesia de Massamá. envia sugestões, actividades e criticas para massamaps2009@gmail.com.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Loja na Av. República - Queluz

Foi enviado para o site Cidadania Queluz um comentário referente a uma loja situada na Av. República, por parte do candidato da CDU à Freguesia de Queluz que passo a transcrever:

"Que gestão do executivo da Junta é esta? A Junta de Queluz, tem desde 2004 uma loja na Av.da Républica (que custou 70.000 €), fechada sem lhe dar qualquer utilização.Quando foi feita a aquisição desta loja tinha como principal objectivo, transferir-se alguns serviços da Junta para esta loja,em virtude de as condições de trabalho e de atendimento existentes nas instalações da Junta não serem as melhores, nem para os trabalhadores nem para os cidadãos que aí se deslocam.Mas passados 5 anos tudo continua na mesma, e a loja continua fechada, apesar de além do valor de custo, o executivo da Junta já ter lá gasto mais algumas verbas nos arranjos entretanto executados.Queluz não se pode dar ao luxo de ter assim património sem ser aproveitado, por toda esta passividade Queluz tem de mudar."

Eis o esclarecimento a esse comentário:
Não podia deixar de me manifestar face ao seu comentário sobre a Loja na Av. República.
Como ponto prévio quero lembrá-lo e dar a conhecer que durante 20 Anos que o PCP esteve na Junta de Freguesia, as instalações funcionavam na actual Sala Multiusos Dr. Fernando Leitão, e nunca o PCP enquanto executivo se preocupou em tornar as instalações mais dignas para os seus funcionários e cidadãos. Foi com o PS que transferiu todos os serviços para as instalações que hoje todos nós conhecemos e que são muito boas para aquilo que existia no tempo do PCP na Junta.
Relativamente à loja que está situada na Av da República, quero relembrá-lo (uma vez que é do seu conhecimento já algum tempo) que esse mesmo espaço foi preparado para ser uma destinado a ser um Espaço Jovem. A Junta de Freguesia de Queluz tinha tudo preparado para abertura de um espaço de apoio à juventude, mas desde que o vereador Marco Almeida tomou posse que o Protocolo ainda não foi assinado e o espaço continua fechado à espera que a CM Sintra.
Esta é a verdade da gestão do executivo, e o que temos de mudar é a passividade da CM Sintra!!!
Pedro Brás
Coordenador da JS Núcleo de Queluz

quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Realidade da Cidade de Queluz

A JSD Queluz lançou no seu blog um texto tecendo análises politicas erradas e algumas adulteradas quanto aos factos apresentados sobre as três Freguesias da Cidade de Queluz.

Segundo esta força política, nos últimos 12 anos "vimos nascer um Centro de Saúde em Massamá, bem como uma Esquadra de Polícia, vimos Parques Urbanos serem requalificados e montes transformarem-se em bairros de forma minimamente harmoniosa." De facto, Massamá tem um Centro de Saúde e uma Esquadra de Polícia, mas isso deve-se ao facto de o Governo Socialista ter apostado nesse sentido. Foi o Ministério da Saúde e a ARS que trabalharam na construção do edifício, na aquisição de material, e o colocaram à disposição da população. Quanto à esquadra, foi o Governo Socialista, através do Ministério da Administração Interna, que abriu o espaço para melhorar a segurança dos cidadãos em Massamá.

Em relação aos espaços verdes, basta passearmos por Massamá para percebermos que estão degradados, que não existe um plano de requalificação, para além de que a dívida da Junta de Freguesia à Teleflora (empresa que faz a manutenção dos espaços verdes em Massamá) já ascende a 300 mil euros.

Será que a JSD Queluz não se preocupa com o Centro Lúdico, que a cada dia que passa fica mais degradado, que não tem as condições mínimas de segurança e de preservação de uma obra da responsabilidade da Câmara da coligação do PSD/PP? Quanto tempo mais Massamá e os jovens que residem na Cidade de Queluz vão ter de esperar?

Quanto à freguesia de Monte Abraão, dizerem que "Os últimos anos não trouxeram novos equipamentos a esta freguesia, mantendo-se a mesma quase inalterada em número de estruturas, associações, espaços comerciais, etc" é de todo errado. Só quem não conhece Monte Abraão pode afirmar tal coisa. As obras existentes em Monte Abraão são feitas com as receitas próprias da Junta de Freguesia: a requalificação de espaços verdes, de parques infantis, o trabalho de acção social, o acompanhamento às familias carenciadas da Freguesia, tudo isto tem sido feito pela Junta por sua iniciativa e custo. A única obra que a Câmara fez foi a construção de uma escola primária, cujo tecto caiu totalmente!

Por último, a freguesia de Queluz: uma freguesia com uma grande riqueza cultural, com um centro histórico no qual a Câmara não investe. Para onde vão os turistas?! Chegam ao Palácio de Queluz de autocarro e saem da freguesia de Queluz de autocarro. Promoção e investimento no Turismo na freguesia de Queluz por parte da Câmara... nada! Será que o turismo não é importante? As actividades económicas locais seriam as mais beneficiadas.
O Apoio aos reformados e idosos da freguesia de Queluz é feito pela Associação de reformados com o apoio da Junta de Freguesia de Queluz, e tem sido feito um trabalho muito importante numa freguesia com cada vez mais população envelhecida.

Mas não só de idosos vive Queluz, também os jovens foram lesados pela gestão deste executivo liderado pelo Dr. Fernando Seara. Foi este executivo que não abriu uma loja para a juventude em Queluz, espaço esse preparado pela Vereação PS, na altura em que tinha este pelouro (retirado pelo Presidente de Câmara em reunião camarária) e com a cedência de espaço pela Junta de Freguesia de Queluz. Resultado... a loja continua por abrir.

Este sim, é o cenário real de três freguesias de uma cidade esquecida por uma Coligação mais Sintra que se mantém apática e sem vontade de tornar Sintra um Concelho atractivo para os Jovens, para as empresas e para a população em geral.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Universidade Católica faz crescer o seu Campus em Sintra

Foi assinado no passado dia 5 de Junho, entre a Universidade Católica e a Novopca um contrato visando a construção de novas edificações no Campus de Sintra. Destas novas edificações constam a contrução de duas residências universitárias, um centro de serviços para apoio das actividades do campus e de edifícios de tecnologia e inovação para instalação de empresas de base tecnológica.
Fonte: Cidade Viva

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Audição Pública em Massamá

Foi no passado Sábado, às 18 horas, nas instalações do Real Massamá, que a candidata Ana Gomes acompanhada do candidato à Freguesia de Massamá, Ramiro Ramos, esteve presente para falar da sua candidatura e ouvir os cidadãos. Num fim de tarde cheio de temas interessantes e que preocupam Massamá, os jovens não foram esquecidos.
Numa freguesia que maioritariamente tem população jovem, a não existência do Centro Lúdico é inaceitável, bem como de o concelho com mais jovens não ter um pólo universitário que aproxime o tecido empresarial dos estudantes e de mão de obra qualificada.
É preciso apostar na juventude,dar-lhes oportunidade de emprego, formação, habitação jovem.
Está na hora mudar!!!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Audição Pública em Monte Abraão




Foi com sala cheia que ontem à noite Ana Gomes e Fátima Campos falaram numa Audição Pública realizada na Escola Secundária Miguel Torga. Esta sessão tinha como objectivo ouvir a população sobre os seus problemas, as suas angústias e dar oportunidade de a candidata à Câmara de Sintra abordar quais os problemas que o concelho tem.

Foi uma noite interessante com bastante debate sobre os mais variados assuntos, desde o Palácio de Queluz, aos problemas das urbanizações, à preservação dos espaços públicos, da aposta na juventude e no desporto, os problemas sociais que muito afectam esta freguesia, entre outros.

Sabado será a vez de termos Ana Gomes em Massamá....contamos com a vossa presença!!!!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Triste Retrato de Massamá - Comunicado


O Partido Socialista (PS) considera lamentável e vergonhosa a situação económico-social a que chegou Massamá, fruto da irresponsabilidade com que o actual Presidente da Junta, apoiado pela Coligação Mais Sintra (CDS e PSD) e pelo PCP, tem vindo a gerir a nossa Freguesia.

Com efeito, o desrespeito pelos cidadãos de Massamá há muito ultrapassou o razoável. A Junta de Freguesia, em vez de trabalhar para a melhoria das condições de vida de todos nós, prefere gastar o que tem, e o que não tem, em actividades de fachada que apenas servem para tentar transmitir a imagem de uma autarquia actuante e dinâmica. Nada mais falso.

Os exemplos da trapalhada na gestão da Junta de Freguesia de Massamá são mais que muitos, mas importa reter aqueles que são, de facto, o espelho do desnorte e da incompetência instalada.

O PS foi o único partido com assento na Assembleia de Freguesia que, ao longo destes quatro anos, chamou a atenção de variadíssimos problemas que envolvem a nossa freguesia. Fomos a voz activa dos fregueses na Assembleia de Freguesia e na Assembleia Municipal de Sintra e agimos quando considerámos que a Junta de Freguesia de Massamá, na pessoa do seu Presidente José Pedro Matias, estava a cometer ilegalidades, como o próprio assumiu perante todos em plena sessão da Assembleia de Freguesia, e face a outras situações, no mínimo, duvidosas, que passamos a enunciar:
  • A dívida da Junta de Freguesia à empresa responsável pela manutenção dos espaços verdes ascende a mais de 300 mil euros;

  • A Junta de Freguesia adjudicou empreitadas de obras públicas, no valor de 70 mil euros, a empresas sem alvará;

  • A inércia na preservação do Centro Lúdico que, a cada dia que passa, se degrada de forma irremediável;

  • A Junta de Freguesia patrocina o funcionamento no edifício de apoio ao tanque da Quinta das Flores de um ATL (centro de actividades de tempos livres) que não tem o mínimo de condições físicas, onde já ocorreu um surto grave de tuberculose que colocou em risco não só o pessoal que ali trabalha mas também e mais importante as crianças que frequentam o espaço;

  • As faltas do Presidente da Junta de Freguesia às sessões da Assembleia Municipal, onde nos últimos quatro anos não interveio uma única vez;

  • As avultadas dívidas de curto prazo da Junta de Freguesia significam que muitas pequenas e médias empresas não recebem a tempo e horas, com as consequências que daí advêm para a estabilidade financeira das mesmas. A Junta tem de ser uma pessoa de bem que honra os seus compromissos;

  • A Junta de Freguesia não expressa a sua indignação sobre a colocação da Praça de Táxis, na Rua Direita, limitando-se a informar que não tem competências para intervir;


  • A limpeza das ruas e espaços públicos da freguesia encontra-se num estado cada vez mais deteriorado, e a Junta de Freguesia nada faz.

Este triste retrato da nossa freguesia resulta da total falta de uma visão estratégica para Massamá por parte da Coligação Mais Sintra e do PCP, mais preocupados em garantir as suas solidariedades politicas, não exigindo da Câmara Municipal de Sintra as intervenções necessárias na Freguesia.

Para o PS o rigor e a transparência são fundamentais quando se faz a gestão dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei é imprescindível, para além do princípio máximo que se deve aplicar a uma Junta de Freguesia: a defesa dos interesses da sua população.

A gestão despesista e irresponsável do Presidente da Junta de Freguesia está a hipotecar o presente e o futuro de Massamá.

A POPULAÇÃO DE MASSAMÁ NÃO MERECE ISTO!

ESTA É A HORA DE MUDAR!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Audição Pública da Ana Gomes em Monte Abraão e Massamá


Vão se realizar na Cidade de Queluz duas Audições Públicas com a candidata à Câmara de Sintra, Ana Gomes, e respectivos candidatos a Presidente de Junta das freguesias abaixo mencionadas.


Fica aqui o calendário para que possam participar:



  • Dia 9 de Julho - Em Monte Abraão, na Escola Secundária Miguel Torga às 21hoo. Estará presente a Presidente de Junta e candidata Fátima Campos.


  • Dia 11 de Julho - Em Massamá, na Sala Nobre do Real Sport de Massamá às 17h00. Estará presente o candidato a Presidente de Junta Ramiro Ramos.

Queremos que participes nesta audição de uma forma activa, apresentas as tuas ideias e sugestões.


Contamos com a vossa presença e mobilização!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ana Gomes - site oficial da candidatura


A candidatura de Ana Gomes à Câmara Municipal de Sintra já tem site.

O endereço é anagomes.net ou porsintraporsi.net.

No site ainda só é possível consultar notícias da campanha, mas é importante acompanhar as acções que irão decorrer.




Por Sintra, Por si.