quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Queluz - unidade de Cuidados na Comunidade

Nas candidaturas às Unidades de Cuidados na Comunidade – UCC – existe uma em Queluz que deve entrar em funcionamento até ao final do ano.

Trata-se da Abraçar Queluz e a coordenadora é a enfermeira-chefe do Centro de Saúde do Cacém, Teresa Maria Pires de Matos Coito.

Acções das Unidades de Cuidados na Comunidade

  • Diagnóstico de saúde da comunidade em parceria com a USP e a Rede Social.
  • Projectos de Intervenção Comunitária em parceria com outras instituições da comunidade como projectos de luta contra a pobreza e exclusão social, contractos de desenvolvimento Social, no âmbito da Rede Social e outras intervenções previstas no Plano Nacional Apoio aos Idosos, projectos previstos no plano de desenvolvimento social e outras intervenções territoriais de âmbito nacional ou comunitário
  • Protecção e promoção de saúde e prevenção da doença da comunidade, através dos programas já instituídos como sejam: Programa Nacional de Saúde Escolar; Programa Nacional de Saúde Oral; Protecção dos trabalhadores contra riscos de exposição aos agentes biológicos;
  • Programa Nacional de Promoção e Protecção da Saúde nos Locais de Trabalho e Plano de Promoção e Vigilância da Saúde dos Trabalhadores em articulação com a USP.
  • Acompanhar utentes e famílias de maior risco e vulnerabilidade;
  • Cooperar com outras unidades funcionais no tocante a acções dirigidas aos utentes, às suas famílias e à comunidade, nomeadamente na implementação de programas de intervenção especial com recurso a unidades móveis e na criação de redes de apoio às famílias;
  • Promover, organizar e participar na formação técnica externa, designadamente nas áreas de apoio domiciliário e familiar, bem como no voluntariado;
  • Participar nas actividades inerentes à Rede Social, na vigilância de saúde e acompanhamento social das famílias com deficientes recursos sócio económicos;
  • Participar nas actividades do programa de intervenção precoce a crianças.
  • Cuidados domiciliários médicos e de enfermagem, de natureza preventiva, curativa, reabilitadora e acções paliativas;
  • Cuidados de reabilitação física;
  • Apoio psicológico, social e ocupacional envolvendo os familiares e outros prestadores de cuidados;
  • Educação para a saúde dos doentes, familiares e cuidadores informais;
  • Coordenação e gestão de casos com outros recursos de saúde e sociais;
  • Produção e tratamento de informação nos suportes de registo preconizados no âmbito dos CSP e da RNCCI.


Comunicação

O “plano de acção e o relatório de actividades [da Abraçar Queluz] deve ser disponibilizado junto da população abrangida,” pelo que desconhece-se para já se a Abraçar Queluz terá uma página na internet onde informe os cidadãos sobre a sua actividade.

Assembleia Municipal de Sintra

Todos nós sabemos que o Presidente da Câmara Municipal tem uma atitude agressiva para tem lhe faz afronta e tem opções politicas diferentes, mas parece que é moda no PSD haver quem goste de humilhar as pessoas em plena praça pública. Ora não bastou a Maria José Nogueira Pinto chamar "palhaço" a um deputado numa comissão parlamentar, que houve quem quisssesse lhe seguir as pisadas. Esse alguém foi Fernando Seara.
Ontem, após uma intervenção do deputado do PS sobre o Polis do Cacém, o Presidente de Câmara chamou-o de maçarico, porque era a sua primeira intervenção no exercicio das suas novas funções como Deputado Municipal.

A mim só me ocorre...triste figura Sr. Presidente!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Casamento entre pessoas do mesmo sexo

Foi com grande orgulho que assistimos à aprovação por parte do governo do projecto lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. É sem dúvida um grande passo para a igualdade de generos, igualdade de oportunidades. Uma grande vitória da JS.

A JS Queluz manifesta a sua satisfação por esta vitória, esperando e desejando que o Parlamento e o Presidente da Republica demonstrem que podemos agir por mais igualdade.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Eleições e Tomada de Posse

No passado dia 29 de Novembro de 2009, realizaram-se as eleições para a Comissão Política Concelhia de Sintra, tendo sido eleita para Coordenadora Concelhia a camarada Ana Luísa Martins e para Presidente de Mesa da CPC o camarada Daniel Almeida.

Realizaram-se também recentemente eleições para os núcleos do Cacém, Sintra e Queluz, tendo sido eleitos para Coordenadores de núcleo, respectivamente, os camaradas Filipe Barroso, Lara Guerreiro e Pedro Brás.

A Tomada de Posse da nova CPC terá lugar dia 10 de Dezembro, na sede da Concelhia no Cacém, pelas 21h. Compareçam!