sexta-feira, 17 de abril de 2009

Queda de tecto na Escola EB1 JI de Monte Abraão fere 3 adultos

A queda de um tecto na sala de professores feriu três docentes da Escola Básica 1/Jardim de Infância de Monte Abraão. Este acidente ocorreu por volta das 13h00, hora de almoço.
Esta queda vem demonstrar o que Junta de Freguesia vinha desde há um ano, altura da construção da escola, a informar e a pedir uma rápida intervenção da Câmara porque aquele estabelecimento de ensino apresentava graves deficiências de construção, e, este incidente, só não trouxe maior estragos por ter ocorrido na hora de almoço, altura em que a sala deveria ter menos professores.
A falta de condições de segurança era um tema de conhecimento do Presidente de Camara, Dr. Fernando Seara, e do Vereador responsável pelo pelouro da Educação, Luis Patricio, que sempre ignoraram os avisos constantes feitos pela Presidente de Junta, Fátima Campos, esperando talvez por um desfecho deste tipo.
A JS Queluz, vem também manifestar a sua indignação pelo sucedido, lamentando que este seja o espelho da inércia desta coligação entre PSD/PP/PCP.
O Estado da Educação em Sintra é um excelente exemplo do que está mal no concelho de Sintra. Assistimos à poucos dias a mais um One Man show televisivo do Presidente Seara, dizendo que as nossas escolas combatem a obesidade, mas onde estão os refeitórios em 20 em falta nas várias escolas do nosso Concelho? Onde estão as boas condições de construção das instituições de ensino?
É urgente mudarmos esta politica, necessitamos de uma politica de educação séria, apoiando as escolas, os alunos e os professores. Esse é o caminho que a JS Queluz pretende no Concelho de Sintra, e em concreto na Cidade de Queluz.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Comunicado PS: Escolas de Sintra sem refeitório‏

As últimas declarações públicas do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, sobre as crianças que apresentam sinais de subnutrição nas escolas, foram de uma demagogia atroz.Não é que o problema de subnutrição das crianças não exista. Ele é real e preocupante! Mas “sacudir a água do capote” e apontar as culpas para as famílias, dizendo que as crianças chegam à escola mal alimentadas, merece correcção e obriga a colocar, nesta matéria, fortes questões e interrogações à actuação do Executivo Municipal liderado por Fernando Seara.Então, Sr. Presidente Fernando Seara, e aquelas muitas escolas do Concelho de Sintra que continuam à espera de refeitório? Aquelas crianças não merecem, igualmente, cuidados e atenção? Não precisam de uma alimentação equilibrada e regular?Quase dois mandatos passados e nada! São vinte as escolas do 1º Ciclo em Sintra que não possuem refeitório… Vinte, Sr. Presidente! Multiplique-se pelo número de alunos e a expressão torna-se muito preocupante. Este é o espelho da desgraça em que caiu o Concelho de Sintra. Quase oito anos de marasmo, de desinteresse, de abandono. E esse abandono chegou até às nossas crianças… E esse desinteresse espalhou-se pela Autarquia como uma praga… E essa desgraça bate todos os dias à porta dos munícipes de Sintra.
Escolas de 1º Ciclo sem Refeitório no Concelho de Sintra:
1 - Agualva Nº 2
2 - EB1 Nº 1 de Albogas (Almargem do Bispo)
3 - EB1 de Aruil de Baixo (Almargem do Bispo)
4 - EB1 Nº 2 dos Camarões (Almargem do Bispo)
5 - EB1 de Negrais (Almargem do Bispo)
6 - EB1 da Baratã Meleças (Belas)
7 - EB1 Nº 2 do Cacém
8 - EB1 de Lameiras (Terrugem)
9 - EB1 da Terrugem
10 - EB1 de Colares
11 - EB1 Nº 1 de Albarraque (Rio de Mouro) Vai Fechar segundo a Carta Escolar
12 - EB1 N º 4 Albarraque( Rio de Mouro)
13 - EB1 da Baratã ( Mem-Martins)
14 - EB1 de Morelena (Pêro Pinheiro)
15 - EB1 de Anços ( Montelavar)
16 - EB1 de Maceira (Montelavar)
17 - EB1 de Montelavar
18 - EB1 de Alvarinhos ( São João das Lampas)
19 - EB1 de Fontanelas (São João das Lampas)
20 - EB1 de Ranholas (São Pedro Penaferrim)
Os Vereadores do Partido SocialistaSintra, 14 de Abril de 2009

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Jovens Sintrenses visitam Parlamento Europeu


A convite da Euro Deputada Dra. Edite Estrela a JS Concelhia de Sintra foi visitar o Parlamento Europeu, em Bruxelas, entre os dias 2 e 4 de Abril, integrando um grupo de 50 visitantes que onde também estiveram presentes a Federação Distrital da Juventude Socialista de Castelo Branco, da Universidade Sénior Albicastrense, da Escola Profissional de Ansiães (Carrazeda de Ansiães) e ainda do Concelho da Amadora. Sempre num ambiente de grande convivio e camaradagem fomos recebidos pela camarada Edite Estrela, que nos apresentou o modelo de funcionamento das instituições europeias, as suas preocupações futuras com a Europa e o impacto das decisões tomadas em conjunto pelos 27 na vida quotodiana de cada um de nós. Após esse periodo explicativo, tivemos a oportunidade de visitar a sessão plenária do Parlamento Europeu.

Neste momento com a camarada Edite Estrela ficou um grande desafio a nivel Concelhio: Motivar os jovens a votar, fazê-los perceber de que as decisões que são tomadas nas instituições Europeias só têm consequências para alguns, mas sim para todos e que os maiores beneficiados ou prejudicados serão os jovens, pois somos nós o futuro do País, da Europa e do Mundo.


Será este o nosso maior motivo para que as eleições europeias sejam participadas de jovens!!!!