quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Duarte Cordeiro reage às declarações de Manuela Ferreira Leite

O secretário-geral da Juventude Socialista (JS), Duarte Cordeiro, afirmou hoje que a presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, lhe faz lembrar uma "professora primária do antigamente" a passar "raspanetes" aos jovens que dela discordam.
Duarte Cordeiro reagiu à agência Lusa a declarações segunda-feira feitas pela líder do PSD, que subscreveu a ideia do presidente da Juventude Social Democrata (JSD), Pedro Rodrigues, de que a JS actua segundo as ordens do secretário-geral do PS, José Sócrates.
Dirigindo-se ao líder da JSD, Manuela Ferreira Leite disse: "por vontade do engenheiro Sócrates, Pedro, o país era uma enorme caixa de ressonância - não era só a JS".
Na resposta, Duarte Cordeiro manifestou "repúdio" em relação à acusação de Manuela Ferreira Leite e referiu como "prova do contrário" a questão dos casamentos homossexuais.
"Nesta última legislatura, em oposição à JS, o PS votou contra os casamentos entre homossexuais, mas agora defende-os", disse.
O secretário-geral da JS disse depois que a sua organização também pressionou com sucesso o PS a tomar medidas a favor da extensão do passe escolar aos estudantes do Ensino Superior e sobre a existência de educação sexual nas escolas.
"A Drª Manuela Ferreira Leite faz-nos lembrar uma professora primária conservadora do antigamente, que passa raspanetes a quem dela discorda. Fala com os jovens como se estivesse a aplicar o Estatuto do Aluno no plano disciplinar", acusou o líder da JS.
Para Duarte Cordeiro, a JS "não aceita ser conformista perante o conservadorismo da drª Manuela Ferreira Leite", em relação ao qual "a maioria dos jovens portugueses não se revê".
"A presidente do PSD ignora os efeitos das políticas sociais para combater as desigualdades entre os jovens, é contra a interrupção voluntária da gravidez, tem uma visão arcaica sobre o casamento e uma visão redutora sobre a importância dos transportes de alta velocidade. Qualquer jovem que já tenha estado na Europa sabe bem a importância que tem o TGV", sustentou o secretário-geral da JS.
Ainda numa referência à sessão em que Manuela Ferreira Leite participou com candidatos a deputados da JSD, Duarte Cordeiro comentou: "aqueles jovens [da JSD] não representam os jovens portugueses, porque foram todos escolhidos a dedo e muitos deles são filhos de dirigentes do PSD".


In Lusa/fim

Sem comentários: