quinta-feira, 9 de julho de 2009

Triste Retrato de Massamá - Comunicado


O Partido Socialista (PS) considera lamentável e vergonhosa a situação económico-social a que chegou Massamá, fruto da irresponsabilidade com que o actual Presidente da Junta, apoiado pela Coligação Mais Sintra (CDS e PSD) e pelo PCP, tem vindo a gerir a nossa Freguesia.

Com efeito, o desrespeito pelos cidadãos de Massamá há muito ultrapassou o razoável. A Junta de Freguesia, em vez de trabalhar para a melhoria das condições de vida de todos nós, prefere gastar o que tem, e o que não tem, em actividades de fachada que apenas servem para tentar transmitir a imagem de uma autarquia actuante e dinâmica. Nada mais falso.

Os exemplos da trapalhada na gestão da Junta de Freguesia de Massamá são mais que muitos, mas importa reter aqueles que são, de facto, o espelho do desnorte e da incompetência instalada.

O PS foi o único partido com assento na Assembleia de Freguesia que, ao longo destes quatro anos, chamou a atenção de variadíssimos problemas que envolvem a nossa freguesia. Fomos a voz activa dos fregueses na Assembleia de Freguesia e na Assembleia Municipal de Sintra e agimos quando considerámos que a Junta de Freguesia de Massamá, na pessoa do seu Presidente José Pedro Matias, estava a cometer ilegalidades, como o próprio assumiu perante todos em plena sessão da Assembleia de Freguesia, e face a outras situações, no mínimo, duvidosas, que passamos a enunciar:
  • A dívida da Junta de Freguesia à empresa responsável pela manutenção dos espaços verdes ascende a mais de 300 mil euros;

  • A Junta de Freguesia adjudicou empreitadas de obras públicas, no valor de 70 mil euros, a empresas sem alvará;

  • A inércia na preservação do Centro Lúdico que, a cada dia que passa, se degrada de forma irremediável;

  • A Junta de Freguesia patrocina o funcionamento no edifício de apoio ao tanque da Quinta das Flores de um ATL (centro de actividades de tempos livres) que não tem o mínimo de condições físicas, onde já ocorreu um surto grave de tuberculose que colocou em risco não só o pessoal que ali trabalha mas também e mais importante as crianças que frequentam o espaço;

  • As faltas do Presidente da Junta de Freguesia às sessões da Assembleia Municipal, onde nos últimos quatro anos não interveio uma única vez;

  • As avultadas dívidas de curto prazo da Junta de Freguesia significam que muitas pequenas e médias empresas não recebem a tempo e horas, com as consequências que daí advêm para a estabilidade financeira das mesmas. A Junta tem de ser uma pessoa de bem que honra os seus compromissos;

  • A Junta de Freguesia não expressa a sua indignação sobre a colocação da Praça de Táxis, na Rua Direita, limitando-se a informar que não tem competências para intervir;


  • A limpeza das ruas e espaços públicos da freguesia encontra-se num estado cada vez mais deteriorado, e a Junta de Freguesia nada faz.

Este triste retrato da nossa freguesia resulta da total falta de uma visão estratégica para Massamá por parte da Coligação Mais Sintra e do PCP, mais preocupados em garantir as suas solidariedades politicas, não exigindo da Câmara Municipal de Sintra as intervenções necessárias na Freguesia.

Para o PS o rigor e a transparência são fundamentais quando se faz a gestão dos dinheiros públicos e o cumprimento da Lei é imprescindível, para além do princípio máximo que se deve aplicar a uma Junta de Freguesia: a defesa dos interesses da sua população.

A gestão despesista e irresponsável do Presidente da Junta de Freguesia está a hipotecar o presente e o futuro de Massamá.

A POPULAÇÃO DE MASSAMÁ NÃO MERECE ISTO!

ESTA É A HORA DE MUDAR!

Sem comentários: